55 3375 . 3081

SOJA - CHINA

Publicada em 18/05/2018

A falta de acordo entre China e Estados Unidos tem feito a nação asiática buscar alterntivas para garantir seu abastecimento além da América do Sul. De acordo com informações da agência internacional de notícias Bloomberg. De julho ao meio de maio, a Rússia vendeu aos chineses 850 mil toneladas da oleaginosa, de acordo com dados disponibilizados pela agência de agricultura russa Rosselkhoznadzor. Esse é o maior volume já vendido pelos Russos à China e quase o triplo do registrado no mesmo período do ano anterior, de 340 mil toneladas. Embora seja um valor de baixa expressão, a notícia repercute no cenário do mercado, mostrando que a China tem, de fato, evitado o mercado norte-americano até que um acordo seja efetivado. As negociações foram retomadas nesta quinta-feira (15) na Casa Branca. 

Os estoques russos de soja somam menos de 1% dos 97 milhões de toneladas que a China precisa importar nesta temporada. No boletim semanal de vendas para exportação trazido pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira, mais uma vez a China ficou de fora dos destinos da soja norte-americano, como já vem acontecendo há algumas semanas. Ao mesmo tempo, os volumes de soja embarcados pelo Brasil seguem batendo recordes mensalmente e, neste mês de maio, toda a capacidade dos portos nacionais já está comprometida. 

Fonte: www.noticiasagricolas.com.br/noticias/soja/213935-china-compra-volume-recorde-de-soja-da-russia-evitando-mercado-americano.html#.Wv6ut4gvzIU